Fiocruz desmente boato do WatsApp envolvendo seu nome

logo-fiocruz

Abaixo o texto da Fiocruz sobre os boatos no WatsApp envolvendo um suposto especialista da fundação e complicações neurológicas da infecçãopelo Zika (via página da Sociedade Brasileira de Infectologia)

Áudios voltaram a circular em grupos do WhatsApp mencionando o conhecimento, pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), da existência de alterações neurológicas e microcefalia em crianças com até 7 anos, causadas pelo vírus zika. A Fiocruz esclarece que essas informações não possuem fundamentação. Até o momento, as malformações decorrentes desta infecção têm sido observadas em recém-nascidos. Além disso, segundo o Ministério da Saúde, a microcefalia é uma malformação congênita (anomalia que o indivíduo já porta ao nascer) em que o cérebro não se desenvolve de maneira adequada.

A Fiocruz vem trabalhando em estreita parceria com o Ministério da Saúde na investigação da doença e prima pela transparência e pela seriedade na divulgação de informações para a sociedade. Por tratar-se de uma doença recente e que ainda não foi suficientemente estudada pelos pesquisadores, irão surgir muitas dúvidas e perguntas, bem como boatos e informações desencontradas, especialmente nas mídias sociais. É importante que a população busque informações por fontes seguras e confiáveis. Acompanhe a Agência Fiocruz de Notícias e os canais oficiais da Fundação no Twitter e no Facebook para as últimas informações.

 

Deixe um comentário